CartaExpressa
Allan dos Santos diz que só vai se entregar se Interpol agir
O blogueiro teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, mas está foragido


O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que teve a prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, disse que só pretende se entregar quando a Interpol agir. A declaração foi dada durante um boletim de notícias no canal do portal que ele comanda, o Terça Livre.
“O pedido de Moraes precisa ser acatado pela Interpol. Quando isso for acatado, eu mesmo faço questão de me apresentar”, disse o bolsonarista. “Mas vou usar de todos os requisitos dos quais eu tenho direito nos EUA, mesmo como imigrante”, acrescentou.
O blogueiro é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal. O primeiro apura a divulgação de notícias falsas e ataques aos ministros do tribunal. No segundo inquérito, Allan é investigado por atuar com uma milícia digital para promover atos antidemocráticos e atacar instituições.
Allan teve a prisão decretada nesta quinta-feira 21 por Moraes. A decisão acata um pedido da Polícia Federal. O magistrado pediu ainda que o Ministério da Justiça inicie o processo de extradição do blogueiro, ordenando que o mandado de prisão seja incluído na lista da Interpol. A ordem busca garantir que Allan dos Santos seja capturado nos EUA e possa retornar ao Brasil para cumprir a ordem de prisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Leia a íntegra da ordem de prisão de Allan dos Santos
Por CartaCapital
Renan: ‘Apoiamos a prisão de Allan dos Santos. É a primeira de um dos indiciados pela CPI’
Por CartaCapital