CartaExpressa
‘Tudo caro’, diz Lira sobre preço dos combustíveis
‘A Petrobras deve ser lembrada: os brasileiros são seus acionistas’, disse o presidente da Casa, em meio ao avanço da inflação


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi às redes sociais nesta segunda-feira 13 para comentar o avanço do preço dos combustíveis no Brasil. Ele anunciou que haverá uma comissão geral no plenário da Casa na manhã desta terça com a presença do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna.
“Tudo caro: gasolina, diesel, gás de cozinha. O que a Petrobras tem a ver com isso? Amanhã, a partir das 9h, o plenário vira Comissão Geral para questionar o peso dos preços da empresa no bolso de todos nós. A Petrobras deve ser lembrada: os brasileiros são seus acionistas”, escreveu Lira.
O requerimento para a realização da sessão partiu do deputado Danilo Forte (PSDB-CE) e recebeu o endosso de líderes e parlamentares de diversos partidos. A comissão terá início às 9h, com apresentações de Lira e Silva e Luna. Os deputados inscritos terão, cada um, cinco minutos para questionar o presidente da Petrobras, que, por sua vez, terá à disposição dez minutos para cada resposta. Líderes partidários também terão cinco minutos cada.
Em agosto, segundo o IBGE, os combustíveis tiveram alta de 2,96% (em julho, o aumento foi de 1,24%). O reajuste da gasolina chegou a 2,80%, o do etanol a 4,50% e o do óleo diesel a 1,79%. Em 12 meses, a gasolina subiu 39,1%, o etanol disparou 62,3% e o diesel avançou 35,4%.
Tudo caro: gasolina, diesel, gás de cozinha. O que a Petrobras tem a ver com isso? Amanhã, a partir das 9h, o plenário vira Comissão Geral para questionar o peso dos preços da empresa no bolso de todos nós. A Petrobras deve ser lembrada: os brasileiros são seus acionistas.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) September 13, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em 12 meses, carnes ficam 31% mais caras e gasolina sobe 39%; inflação segue fora de controle
Por CartaCapital
Guedes diz que País vive ‘o pior momento da inflação’ e que ela cairá ‘lentamente’
Por CartaCapital
A falácia da taxa de juros como instrumento eficaz no combate à inflação
Por Julia Leal