CartaExpressa
Moraes determina prisão de blogueiro bolsonarista que encontrou Zé Trovão no México
Oswaldo Eustaquio já havia sido preso anteriormente no inquérito dos atos antidemocráticos


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decretou uma nova ordem de prisão para o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio.
O militante teria se encontrado com o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, que está foragido no México.
A decisão foi tomada após o blogueiro realizar uma transmissão ao vivo em uma rede social em que, junto com Zé Trovão, incita atos contra o STF.
Agora, Eustáquio também se torna investigado no inquérito que busca apurar a prática de atos antidemocráticos no dia da Independência. A ação tramita em sigilo.
O blogueiro já havia sido preso em outra ocasião, por suspeitas de articular atos contra a Corte e o Congresso Nacional.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.