CartaExpressa
Ciro Gomes: ‘Militares não podem virar milícia a serviço do bolsonarismo’
A afirmação do pedetista foi uma resposta ao uso que Bolsonaro tem feito das Forças Armadas como instrumento de ameaça
O presidenciável pelo PDT Ciro Gomes afirmou na noite de quinta-feira 12 que os militares brasileiros devem ‘manter o compromisso com o Estado democrático’ e não podem ser ‘manipulados por Jair Bolsonaro’.
As declarações foram dadas em debate com presidenciáveis da chamada terceira via promovido pelo jornal O Estado de S. Paulo. Ao lado de Ciro, estavam o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) e o governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB).
“Os militares não podem desservir a pátria transformando-se em uma manipulação de uma milícia a serviço do bolsonarismo. O compromisso com o Estado de direito democrático deve ser um traço comum que une todos os brasileiros que tenham seriedade”, disse.
A afirmação do pedetista foi uma resposta ao uso que Bolsonaro tem feito das Forças Armadas como instrumento de ameaça para defender suas bandeiras. Nesta semana, o presidente já promoveu um desfile de tanques na Esplanada horas antes da sessão na Câmara dos Deputados que analisaria o voto impresso.
Na quinta, pouco antes do debate, o mandatário afirmou que os militares devem ‘apoio total às decisões do presidente’ e que nas Forças Armadas encontra ‘seu conforto em momentos difíceis’ durante o governo.
No debate, o pedetista ainda defendeu a criação de um ‘sistema único de segurança’, em que ‘polícias comunitárias’ sejam a base e tenham as funções de ‘prevenção e inteligência’.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



