CartaExpressa
Em dia de desfile militar, Pacheco diz que Senado está pronto para reagir a ‘arroubos e bravatas’
‘Sem supervalorizar, mas atentos a manifestações que possam constituir algum tipo de intimidação ao Congresso’
Horas depois de Jair Bolsonaro participar de um desfile de tanques de guerra e outros veículos militares promovido pela Marinha em frente ao Palácio do Planalto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que continuará a defender “o Estado de Direito e a democracia no Brasil”.
“Em alguns momentos em que se acirram os ânimos e se discutem ideias de maneira mais agressiva, nós devemos afirmar, pelo Congresso Nacional, a nossa posição de absoluta e plena obediência à Constituição Federal e ao Estado de Direito. Quero dizer que, para cada palavra, apontamento ou fato que possa constituir alguma ameaça ou risco às nossas balizas democráticas, sempre haverá pronta reação do Congresso para afirmar aquilo que temos de mais sagrado: o ambiente do Estado Democrático de Direito”, disse Pacheco na abertura da sessão plenária desta terça-feira 10.
“Sobre esse desfile de tanques em Brasília, devo dizer que está reafirmado o nosso compromisso com a democracia, e absolutamente nada nem ninguém haverá de intimidar as prerrogativas do Parlamento”, prosseguiu. Pacheco, no entanto, afirmou não interpretar o exercício militar “como algo consistente de intimidação do Parlamento”.
“Sem supervalorizar, mas absolutamente atentos a todas as manifestações que possam constituir algum tipo de constrangimento ou intimidação ao Congresso, estaremos todos nós prontos a reagir a arroubos, bravatas e ações que não calham no Estado Democrático de Direito”, completou o presidente do Senado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
The Guardian chama exercício militar de ‘desfile da República de Bananas de Bolsonaro’
Por CartaCapital
Deputado bolsonarista usa foto do exército chinês para elogiar ‘desfile’ brasileiro
Por Getulio Xavier
Desfile de tanques evidencia toda a fraqueza de Bolsonaro, afirma Aziz
Por CartaCapital



