CartaExpressa
The Guardian chama exercício militar de ‘desfile da República de Bananas de Bolsonaro’
Entre os adjetivos apresentados por fontes ouvidas para a matéria estão ‘ridículo’, ‘grotesco’, ‘desnecessário’ e ‘lamentável’
O maior jornal inglês, The Guardian, classificou o exercício militar do qual participou Jair Bolsonaro nesta terça-feira 10 como “um desfile da República de Bananas”.
A reportagem, assinada pelo correspondente do veículo no Brasil, Tom Phillips, reúne críticas à passagem de tanques pela Esplanada dos Ministérios no dia em que a Câmara dos Deputados tende a rejeitar a PEC do Voto Impresso, uma obsessão de Bolsonaro.
Entre os adjetivos apresentados por fontes ouvidas para a matéria estão “ridículo”, “grotesco”, “desnecessário” e “lamentável”.
The Guardian ainda pontua que, “para elevar o nível do absurdo”, um deputado bolsonarista comemorou o desfile de tanques utilizando uma imagem de veículos chineses na Praça Tiananmen, em Pequim, em 2019.
Trata-se de Otoni de Paula (PSC-RJ), que publicou nas redes sociais a foto dos tanques com a legenda: “Nunca uma simples manobra militar mexeu tanto com meu patriotismo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Desfile de tanques evidencia toda a fraqueza de Bolsonaro, afirma Aziz
Por CartaCapital
Bolsonaro transforma militares em um ‘partido miliciano’, diz Ciro Gomes
Por CartaCapital
Deputado bolsonarista usa foto do exército chinês para elogiar ‘desfile’ brasileiro
Por Getulio Xavier


