CartaExpressa
Bolsonaro escolhe para a AGU Bruno Bianco, que ficou uma semana no ministério de Onyx
André Mendonça, atual ministro-chefe da AGU, deixará o posto nos próximos dias a fim de se dedicar à sabatina no Senado


O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta quinta-feira 5 a escolha de Bruno Bianco, secretário-executivo do recém-criado Ministério do Trabalho e Previdência, para a Advocacia-Geral da União.
André Mendonça, atual ministro-chefe da AGU, deixará o posto nos próximos dias a fim de se dedicar à sabatina no Senado que poderá chancelar sua nomeação para o Supremo Tribunal Federal. Mendonça é o personagem ‘terrivelmente evangélico’ indicado por Bolsonaro para ocupar a cadeira de Marco Aurélio Mello, que se aposentou em julho.
De acordo com o governo, Bianco é mestre em Direito pela Universidade de Marília, especialista em Direito Público e pós-graduado em Direito Processual Civil.
Antes de ser nomeado, na semana passada, para o cargo de nº2 no ministério criado para abrigar Onyx Lorenzoni, o novo AGU trabalhou como secretário especial de Previdência e Trabalho no Ministério da Economia, subordinado a Paulo Guedes.
– Comunico a nomeação de @brunobiancoleal como novo Ministro da @AdvocaciaGeral . pic.twitter.com/ioMqyQWuRy
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) August 5, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.