CartaExpressa

Após discurso de Fux, Bolsonaro repete fake news sobre urnas: ‘Querem farsa no ano que vem?’

‘Ninguém quer nossas esposas, nossas noras, nossas filhas passando a situação que as mulheres da Venezuela atravessam’, disse o presidente

Após discurso de Fux, Bolsonaro repete fake news sobre urnas: ‘Querem farsa no ano que vem?’
Após discurso de Fux, Bolsonaro repete fake news sobre urnas: ‘Querem farsa no ano que vem?’
Foto: Reprodução/TV Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro insistiu nesta segunda-feira 2 na propagação de fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro e ironizou o discurso do presidente do STF, Luiz Fux, proferido nesta tarde. Na volta dos trabalhos da Corte após o recesso, o magistrado afirmou que “o diálogo eficiente pressupõe compromisso permanente com as palavras”.

“‘Ah, tem que ter cautela, cuidado com as palavras’. O inimigo está aí, o risco está aí. Ninguém quer nossas esposas, nossas noras, nossas filhas passando a situação que as mulheres da Venezuela atravessam. Primeira vítima, a imprensa. Não tem mais imprensa lá”, disse Bolsonaro durante evento em Brasília.

Ele também retomou a ofensiva contra o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE. “Porque um não quer o voto democrático, temos que abaixar a cabeça? Estão com medo de quê? Qual o poder do presidente do TSE para ir ao Parlamento e rapidamente fazer a cabeça de várias lideranças partidárias para não ter o voto impresso?”.

Bolsonaro ainda questionou se “queremos uma farsa ano que vem, uma eleição marcada por suspeição”.

“‘Ah, quem perder entra na Justiça. Quem vai analisar o recurso em última instância? Exatamente os que tiraram o cara [Lula] da cadeia, os que o tornaram elegível, os que contaram os votos. Vou recorrer a eles?”, completou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo