CartaExpressa
Barroso: Braga Netto e Lira negaram enfaticamente a existência de ameaças às eleições
‘Temos uma Constituição em vigor, instituições funcionando, imprensa livre e sociedade consciente e mobilizada em favor da democracia’ disse


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso publicou em uma rede social nesta quinta-feira 22 que conversou com o ministro da Defesa, general Braga Netto, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e ambos negaram qualquer episódio de ameaça às eleições.
O episódio foi publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo e teria ocorrido no dia 8 de julho, quando o ministro da Defesa e os três chefes das Forças Armadas teriam dito ao presidente da Câmara dos Deputados que, sem voto auditável, não haveria eleição no ano que vem.
Braga Netto e Arthur Lira negaram o teor da conversa.
Conversei com o Ministro da Defesa e com o Presidente da Câmara e ambos desmentiram, enfaticamente, qualquer episódio de ameaça às eleições. Temos uma Constituição em vigor, instituições funcionando, imprensa livre e sociedade consciente e mobilizada em favor da democracia.
— Luís Roberto Barroso (@LRobertoBarroso) July 22, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.