CartaExpressa
Ciro chama Lula de ‘parceiro de Bolsonaro’ e defende ‘primeira via’
‘Lula não quer mesmo saber do que chama de terceira via porque poria fim às chances dele’, afirmou o pedetista


O provável candidato do PDT à Presidência em 2022, Ciro Gomes, publicou um vídeo nesta terça-feira 13 em que faz duras críticas ao ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto para o Planalto. O pedetista faz referência direta a declarações recentes em que o petista ironiza a busca por uma ‘terceira via’ para o pleito.
Segundo Ciro, “Lula não quer mesmo saber do que chama de terceira via porque poria fim às chances dele”. Também afirmou que “Lula quer a eleição entre ele e Bolsonaro e Bolsonaro quer o mesmo”, porque “cada um depende do outro”.
Ciro Gomes ainda declarou que “Lula não quer nem saber de alternativas, [porque] tudo precisa ficar entre ele e seu parceiro Bolsonaro”.
“O que Lula chama de terceira via é a verdadeira primeira via, a alternativa a todo esse fracasso. Mas Lula acha que pode tudo. Chega a dizer que é a encarnação solitária e exclusiva da democracia. Menos, Lula. Os brasileiros não lhe darão o privilégio de escolher o seu adversário”, finaliza Ciro.
Vocês viram o vídeo que Lula postou esses dias falando que não existe chance para uma terceira via? Ele é tão cheio de contradições, hipocrisia e autoritarismo que eu resolvi responder. Assista e deixe sua opinião. #RespostaALula pic.twitter.com/3EfsKY3or5
— Ciro Gomes (@cirogomes) July 13, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.