CartaExpressa

Lira: “Nossa instituições não se abalarão com oportunismo”

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), escreveu uma mensagem no Twitter dizendo que as instituições são “fortalezas que não se abalarão com declarações públicas e oportunismo’. A manifestação ocorre um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltar a ameaçar […]

Lira: “Nossa instituições não se abalarão com oportunismo”
Lira: “Nossa instituições não se abalarão com oportunismo”
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputado
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), escreveu uma mensagem no Twitter dizendo que as instituições são “fortalezas que não se abalarão com declarações públicas e oportunismo’.

A manifestação ocorre um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltar a ameaçar a realização de Eleições em 2022, o que gerou forte reação de entidades como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o Senado Federal. Mais cedo, presidentes de oito partidos emitiram uma nota em conjunto pela “defesa dos valores democráticos”.

“Nossas instituições são fortalezas que não se abalarão com declarações públicas e oportunismo. Enfrentamos o pior desafio da história com milhares de mortes, milhões de desempregados e muito trabalho a ser feito”, escreveu Lira.

Lira, que teve o apoio de Bolsonaro para presidir a Câmara e é o responsável por analisar os mais de 100 pedidos de impeachment contra o presidente, ainda disse que “em uma hora tão dura”, o Brasil sempre será maior do que qualquer disputa política”. Ele pediu “responsabilidade e serenidade” aos membros dos poderes republicanos, mais uma vez sem ser específico.

Lira, no entanto, não se manifestou especificamente sobre sua posição em relação ao projeto que tramita na Câmara sobre o voto impresso, que tem causado as declarações de Bolsonaro. Sem provas ou indícios, o presidente diz que o atual sistema eletrônico é passível de fraudes e que é preciso implementar o voto impresso

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo