CartaExpressa
Maranhão multa Bolsonaro em 80 mil reais por aglomerar e ignorar o uso de máscara
O desrespeito às medidas foi gravado e compartilhado pelo próprio presidente nas redes sociais


A Superintendência de Vigilância Sanitária do governo do Maranhão, em decisão tomada nesta sexta-feira 9, fixou a multa de 80 mil reais ao presidente Jair Bolsonaro por desrespeitar medidas de combate à Covid-19 em viagem ao estado, em maio. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.
Na ocasião, Bolsonaro promoveu aglomerações e ignorou o uso de máscara.
Em Senador La Rocque, ele cumprimentou apoiadores, inclusive idosos, e pegou uma criança no colo. Antes, em Açailândia, incentivou aglomeração de militantes durante entrega de títulos de propriedade rural.
O chefe do Executivo nacional chegou ao Maranhão em 20 de maio, após inaugurar uma ponte que liga os municípios de Alto Parnaíba (MA) e Santa Filomena (PI). Em solo maranhense, atacou o governador Flávio Dino, a quem se referiu como “gordinho ditador”.
As atitudes de desrespeito às recomendações sanitárias estão documentadas. O próprio presidente publicou na internet registros do tumulto protagonizado por ele.
– Entrega de títulos de propriedade rural no Maranhão – Açailândia. pic.twitter.com/Iljh6fBlVa
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 21, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Em Cannes, Bolsonaro é vaiado e diretor diz que Brasil é vítima ‘de um governo fascista’
Por RFI
Esquemas no Ministério da Saúde podem explicar o negacionismo de Bolsonaro
Por Daniel Dourado