CartaExpressa

FHC: ‘Na hora H, Lula e eu estaremos juntos em defesa da democracia’

‘Mesmo pessoas que podem ter divergido na vida não divergem nas questões fundamentais da democracia’

FHC: ‘Na hora H, Lula e eu estaremos juntos em defesa da democracia’
FHC: ‘Na hora H, Lula e eu estaremos juntos em defesa da democracia’
O ex-presidente FHC. Foro: Yasuyoshi Chiba/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso detalhou nesta quinta-feira 24, em entrevista ao jornalista Juca Kfouri na TVT, seu encontro com o ex-presidente Lula em São Paulo, em 21 de maio deste ano.

A reunião ocorreu na casa do ex-ministro Nelson Jobim.

“Foi um encontro entre pessoas que se conhecem há muitos anos e que tem um simbolismo. Indica o seguinte: cuidado, mesmo pessoas que podem ter divergido na vida não divergem nas questões fundamentais da democracia”, disse FHC.

“Não se trata nem sequer de divergência política, é de um certo tipo de cultura política. Tanto o Lula quanto eu somos democratas, cada um a seu modo. Nessa hora a gente sente um cheirinho de perigo no ar e vamos estar juntos. Não precisamos estar juntos desde já. Na hora H vamos estar juntos na defesa da democracia”, afirmou.

FHC ainda reforçou que, “divergências à parte”, ele e Lula estarão unidos “na defesa das instituições”. Para o tucano, “Lula sempre foi capaz de entender o momento. É rápido na percepção do momento”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo