CartaExpressa
FHC: ‘Na hora H, Lula e eu estaremos juntos em defesa da democracia’
‘Mesmo pessoas que podem ter divergido na vida não divergem nas questões fundamentais da democracia’
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso detalhou nesta quinta-feira 24, em entrevista ao jornalista Juca Kfouri na TVT, seu encontro com o ex-presidente Lula em São Paulo, em 21 de maio deste ano.
A reunião ocorreu na casa do ex-ministro Nelson Jobim.
“Foi um encontro entre pessoas que se conhecem há muitos anos e que tem um simbolismo. Indica o seguinte: cuidado, mesmo pessoas que podem ter divergido na vida não divergem nas questões fundamentais da democracia”, disse FHC.
“Não se trata nem sequer de divergência política, é de um certo tipo de cultura política. Tanto o Lula quanto eu somos democratas, cada um a seu modo. Nessa hora a gente sente um cheirinho de perigo no ar e vamos estar juntos. Não precisamos estar juntos desde já. Na hora H vamos estar juntos na defesa da democracia”, afirmou.
FHC ainda reforçou que, “divergências à parte”, ele e Lula estarão unidos “na defesa das instituições”. Para o tucano, “Lula sempre foi capaz de entender o momento. É rápido na percepção do momento”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula venceria eleição contra Bolsonaro no primeiro turno, diz pesquisa
Por CartaCapital
Bolsonaro diz não acreditar na pesquisa em que perde para Lula
Por CartaCapital
Derretimento de Bolsonaro coloca Lula e Ciro Gomes no 2º turno, diz PDT
Por Alisson Matos



