CartaExpressa
Luís Miranda cobra Bolsonaro: Sempre te defendi e essa é a recompensa?
‘Sexta-feira o Brasil saberá a verdade e os documentos falam por si só’, prometeu o deputado pelas redes sociais


O deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) cobrou publicamente o presidente Jair Bolsonaro pelo que chamou de ‘ataque’ do governo após denunciar irregularidades na compra da vacina Covaxin.
Em uma série de publicações feitas em uma rede social na madrugada desta quinta-feira 24, o parlamentar exigiu coerência e um posicionamento do presidente sobre as falas de Onyx Lorenzoni, ministro da Secretaria-Geral da Presidência.
“Você fala tanto em Deus e permite que eu e meu irmão sejamos atacados por tentarmos ajudar o seu governo”, escreveu Miranda. “Sempre te defendi e essa é a recompensa?”, acrescentou.
Na quarta 23, após as denúncias, Onyx disse em coletiva de imprensa que Miranda não iria “se entender só com Deus, mas com a gente [governo] também”. O ministro disse ainda que Bolsonaro já determinou que a Polícia Federal investigue os irmãos Miranda por denunciação caluniosa e fraude processual.
O parlamentar reforçou a informação que esteve com Bolsonaro em 20 março, denunciou as irregularidades e saiu com a promessa de que o caso seria levado à Polícia Federal.
“Diga a verdade PR [Presidente da República]”, afirmou. Mais adiante voltou a cobrar o presidente: “Por que me atacar com Fake News através do Onyx Lorenzoni? Só tentei combater uma possível corrupção”.
Na mesma rede social, horas antes, Miranda já havia ‘se posicionado’ sobre a coletiva do governo federal que o acusou de fazer denúncias caluniosas e fraude processual.
“Sexta-feira o Brasil saberá a verdade e os documentos falam por si só… se ficarmos calados, já será suficiente para todos os brasileiros se revoltarem e ainda entender quem está atrasando o Brasil!!”, escreveu o deputado logo após a fala do ministro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro pode ser preso por crime contra humanidade, diz criminalista
Por CartaCapital
Randolfe: em vez de investigar o caso Covaxin, governo ameaça os denunciantes
Por Leonardo Miazzo