CartaExpressa
Pedágio registra 6,6 mil veículos em motociata de Bolsonaro
Índice é bastante inferior ao propagado por bolsonaristas


A Agência de Transporte do Estado de São Paulo registrou, no sábado 12, por volta das 11 horas, 6.661 passagens de veículos na Praça de Pedágio de Campo Limpo, sentido Norte da Rodovia dos Bandeirantes, na altura do km 39, local onde ocorreu uma passeata de motociclistas que apoiam o presidente Jair Bolsonaro.
Em nota divulgada nesta quarta-feira 16, a Artesp informou que foram registradas também 6.216 passagens na Praça de Pedágio Caieiras, sentido Sul, altura do km 36. O índice é menor do que os 12 mil estimados pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Nas redes sociais, bolsonaristas diziam ser mais de 1 milhão de motos.
A Artesp declarou, no entanto, que a detecção dos sensores de pista pode ter sido dificultada por conta da passagem de mais de um motociclista nas cabines.
“Cabe esclarecer que os dados foram coletados nas praças de pedágio da AutoBAn, através do sistema MIP [Monitoramento de Informações de Pedágio], que não está preparado para coletar informações sobre a passagem de motocicletas, visto que os mesmos não pagam tarifa nesta concessão. Além disso, durante o evento, por muitas vezes, os motociclistas passaram juntos pelas cabines, o que dificulta ainda mais a detecção dos sensores de pista.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com 95% das UTIs ocupadas, Chapecó receberá ‘motociata’ de Bolsonaro com incentivo da prefeitura
Por Leonardo Miazzo
MP-SP abre inquérito civil contra as lideranças da motociata de Bolsonaro
Por Leonardo Miazzo
Motociata de Bolsonaro custou R$1,2 milhão aos cofres públicos
Por CartaCapital