CartaExpressa
Araraquara tem novo alerta para lockdown: casos cresceram 235,8% de maio a junho
O prefeito Edinho Silva (PT) atribui a situação à lentidão na vacinação e à falta de adesão ao isolamento social


A cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, entrou em estado de alerta máximo na terça-feira 8, depois de registrar mais 119 casos de infecção por Covid-19 (21% dos testes).
A prefeitura estabeleceu como critério o índice de 20% para determinar o fechamento das atividades comerciais e sociais, o que coloca a cidade diante da possibilidade de um novo lockdown.
Na sexta-feira 4, o prefeito Edinho Silva (PT) alertou em pronunciamento: “Nós estamos caminhando a passos largos para que Araraquara se veja obrigada a fazer lockdown novamente”.
De maio a junho, a média móvel de casos na cidade teve aumento de 235,8%. O acumulado de casos é de 22.808 e o de mortes, 459.
Em fevereiro, a cidade foi a primeira do país a ter 10 dias de confinamento para evitar a disseminação da doença, o que levou à queda no número de internações, casos e mortes. No entanto, segundo a prefeitura, a demora na vacinação e a falta de adesão da população às medidas de isolamento contribuíram para a nova escalada dos registros.
Na quarta-feira 9, a cidade chegou a 100% de ocupação de leitos de UTI-Covid.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.