CartaExpressa
À PGR, parlamentares do PSOL acusam Bolsonaro de homofobia contra Randolfe
O presidente se referiu ao senador, vice-presidente da CPI da Covid, como ‘uma saltitante’


A vereadora da cidade de São Paulo Erika Hilton e o deputado distrital Fábio Felix, ambos do PSOL, protocolaram na Procuradoria-Geral da República uma notícia-crime contra Jair Bolsonaro por homofobia. Em transmissão ao vivo nas redes sociais em 27 de maio, o presidente se referiu ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da CPI da Covid, como ‘uma saltitante’.
“Agora, tem uma saltitante na comissão que queria me convocar. É brincadeira, né? Ô, saltitante, está de brincadeira. Não tem o que fazer não, saltitante?”, disse Bolsonaro na live.
Segundo os parlamentares do PSOL, o uso de palavras no feminino e de termos pejorativamente associados a pessoas homossexuais evidencia a tentativa de menosprezo a Randolfe, atribuindo a ele condições que, no entendimento do presidente e de parte de seu eleitorado, são dignas de demérito e zombaria.
“Frisa-se ainda que o ato praticado pelo presidente, entendido como crime de LGBTfobia, consiste em um delito de Ação Pública Incondicionada, fato este que condiciona a eventual persecução penal à propositura da denúncia por esta respeitável Procuradoria Geral da República”, diz a ação.
Notícia Crime - Homofobia contra Randolfe - 28-05-2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Randolfe: se a CPI convocou governadores, deveria convocar Bolsonaro
Por Leonardo Miazzo
Randolfe: Pazuello usou HC para proteger Bolsonaro, mas estará sozinho na hora da sentença
Por Leonardo Miazzo