CartaExpressa

Novos áudios comprometem ainda mais o depoimento de Wajngarten na CPI

A revista ‘Veja’ divulgou trechos de entrevista em que ex-Secom afirma ter negociado o preço das doses da Pfizer

O ex-secretário da Secom, Fábio Wajngarten, na CPI da Covid (Foto: Pedro França/Agência Senado)
Apoie Siga-nos no

A revista Veja divulgou, nesta sexta-feira 14, novos áudios da entrevista realizada com o ex-chefe da Secom, Fábio Wajngarten — a mesma que foi motivo de constrangimento na CPI da Covid após o ex-secretário ter negado acusar o Ministério da Saúde de “incompetência”. Um áudio reproduzido ao vivo na CPI pôs em xeque as alegações de Wajngarten.

Agora, os trechos divulgados mostram que o ex-secretário também afirmou, na entrevista, possuir um papel mais relevante nas negociações do governo federal com a Pfizer.

“À medida que tinha se fechado as portas e não avançava no Ministério da Saúde, eu abri as portas do Palácio. E a gente fez infinitas reuniões, várias, várias, com o presidente da Pfizer”, afirmou à revista. “Eu tenho que dizer que era uma negociação dura, quadrada, mas eles encontraram em mim também um negociador preparado. E tudo que eu pedi eles enviaram esforços e disseram que fariam, anteciparam entregas, com quantidade e preço. Eles foram impecáveis comigo, impecáveis”.

Na CPI, ele diminuiu seu papel nas conversas e afirmou ter comparecido apenas à três reuniões.

Em outro momento, Wajngarten diz que chegou até a negociar a diminuição dos preços por dose, estabelecidos em 10 dólares por dose. “Dinheiro nunca faltou”, começa. “Perto dos valores que foram ofertados aí, dez dólares a dose, que numa conversa rápida virou 9,60, 9,80, 9,60, 9,30, 9 e não sei quanto e até mesmo os dez”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar