Política

‘Pai da urna eletrônica’, Giuseppe Janino sai de cargo de chefia no TSE

Janino saiu ‘a pedido’ do comando da Secretaria de Tecnologia da Informação, segundo o TSE, e será substituído por Júlio Valente

‘Pai da urna eletrônica’, Giuseppe Janino sai de cargo de chefia no TSE
‘Pai da urna eletrônica’, Giuseppe Janino sai de cargo de chefia no TSE
O matemático Giuseppe Janino, 'pai da urna eletrônica'. Foto: Tribunal Superior Eleitoral
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, removeu Giuseppe Dutra Janino da chefia da Secretaria de Tecnologia da Informação do órgão, em decisão anunciada nesta terça-feira 11.

Chamado de “pai da urna eletrônica”, por ter feito parte da equipe que criou o equipamento há 22 anos, Janino vem acusando falta de provas sobre fraude eleitoral no Brasil e defende a confiabilidade no sistema de votação.

De acordo com o TSE, o matemático sai do cargo “a pedido”, após 25 anos de serviços prestados à Justiça Eleitoral, sendo 15 anos no comando da Secretaria. Janino permanecerá no TSE até junho e deve lançar um livro sobre sua história no setor em julho.

Sua saída foi acordada com os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes, que substituirão Barroso na presidência do TSE em 2022. No lugar de Janino, entra Júlio Valente, que integra a Justiça Eleitoral há 25 anos, 13 deles na mesma Secretaria.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo