CartaExpressa
Facebook envia à CPI da Covid o vídeo em que Guedes diz que ‘o chinês inventou o vírus’
A gravação havia sido apagada logo após publicação nas redes sociais pelo governo


O Facebook enviou à Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19 o vídeo em que o ministro da Economia, Paulo Guedes, diz que “o chinês inventou o vírus”. A informação foi divulgada nesta segunda-feira 10 pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.
A gravação foi publicada na conta do Ministério da Saúde e, em seguida, apagada. Guedes chegou a dizer que a vacina dos chineses “é menos efetiva do que a americana”, em referência à Coronavac e ao imunizante da Pfizer.
O material foi encaminhado pelo Facebook à CPI como resposta ao requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão.
A ofensiva de Guedes se deu durante reunião do Conselho de Saúde Suplementar no dia 27 de abril. Assista ao vídeo:
Assista ao momento em que o ministro Paulo Guedes ataca o maior parceiro do Brasil com a fake news de que “o chinês inventou o vírus”. pic.twitter.com/PyWYvGl9oC
— Aquiles Lins (@linsaquiles) April 27, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.