CartaExpressa
Trabalhadores da Dataprev anunciam suspensão de greve
Empresa comunicou prorrogação de acordo de trabalho; negociações seguem, sob estado de greve
Servidores da empresa estatal Dataprev suspenderam a greve iniciada em quatro estados e no Distrito Federal nesta semana. O órgão é responsável pelo processamento de dados de aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS.
Em nota, os trabalhadores informaram que a companhia prorrogou o Acordo Coletivo de Trabalho por mais sessenta dias. Essa era uma das principais reivindicações do movimento.
Em entrevista a CartaCapital, na quinta-feira 11, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados em São Paulo, Antonio Neto, apontou reclamações sobre a extinção do plano de saúde e a falta de reajuste salarial. As entidades representativas seguem nas negociações com a empresa. A estatal alega, no entanto, que o fim do contrato do plano de saúde ocorreu por decisão da própria fundação responsável.
Em documento endereçado à Dataprev, o sindicato comunicou que o estado de greve será mantido e que as assembleias serão permanentes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


