Mundo

Paraguai tem segunda noite de protestos contra o presidente do país

Manifestações de rua na noite de sábado voltaram a pedir a renúncia de Mario Abdo Benítez

Paraguai tem segunda noite de protestos contra o presidente do país
Paraguai tem segunda noite de protestos contra o presidente do país
Quatro ministros já deixaram o cargo no Paraguai, entre eles o da Saúde. Foto: NORBERTO DUARTE / AFP
Apoie Siga-nos no

Mario Abdo Benítez, presidente do Paraguai, enfrentou na noite do último sábado, 6, uma nova onda de protestos, mesmo após ter pedido a todos os ministros que colocassem os cargos à disposição – quatro renunciaram. Na sexta-feira, 5, manifestantes, em sua maioria jovens, já haviam se reunido no centro de Assunção pedindo sua renúncia em razão da má gestão da pandemia. Ontem, a polícia dispersou com balas de borracha e gás lacrimogêneo um grupo que decidiu levar o protesto até a residência presidencial. Dez pessoas acabaram detidas.

A gestão da pandemia pelo Ministério da Saúde tem sido duramente criticada pela população em razão da demora na chegada de imunizante e da falta de medicamentos para tratar pacientes internados com Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva. Até agora, 4 mil doses da vacina Sputnik V foram aplicadas em profissionais da Saúde, ou seja, menos de 0,1% da população foi vacinada. Ontem, chegaram 20 mil doses da Coronavac enviadas pelo Chile, governado pelo também conservador Sebastián Piñera.

 

Com uma população de 7 milhões de habitantes, o Paraguai registrou mais de 160 mil casos de coronavírus e 3,2 mil mortes em decorrência da doença desde o início da pandemia. O país tem registrado números recordes de novos casos: nos últimos sete dias foram 115 novos casos a cada 100 mil habitantes.

Diante desse cenário e as manifestações, o ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, renunciou na sexta-feira depois que o Senado pediu que ele deixasse o cargo em meio ao agravamento da pandemia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo