CartaExpressa

Oposição aciona a PGR contra o MEC por ofício sobre manifestação política em universidades

Parlamentares pedem que se apure a responsabilidade do ministro Milton Ribeiro

Oposição aciona a PGR contra o MEC por ofício sobre manifestação política em universidades
Oposição aciona a PGR contra o MEC por ofício sobre manifestação política em universidades
O presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro. Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

A Liderança da Minoria na Câmara dos Deputados protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República para apurar a responsabilidade do ministro da Educação, Milton Ribeiro, na publicação de um ofício que faz advertência contra manifestações políticas nas universidades públicas. Os parlamentares também cobram investigação sobre Eduardo Gomes Salgado, diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior.

“Trata-se de evidente abuso do poder e desvio de finalidade manifestado pelo Ofício tratado em tela, na medida em que acaba por atuar contrariamente ao interesse público, em clara afronta aos princípios constitucionais, em especial à probidade administrativa, inerente à democracia”, diz a representação.

O ofício do MEC foi distribuído após professores da Universidade Federal de Pelotas virarem alvo de processos na Controladoria-Geral da União, por críticas ao presidente Jair Bolsonaro. Em entrevista a CartaCapital, o epidemiologista Pedro Hallal, um dos docentes, relacionou a ação do governo federal às suas críticas ao enfrentamento à Covid-19.

“Talvez não seja coincidência que eu sou um dos pesquisadores que mais têm feito críticas à atuação do governo durante a pandemia”, disse.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo