Mundo
Economista de esquerda e banqueiro disputam o 2º turno no Equador
Candidato apoiado pelo ex-presidente Rafael Correa, Andrés Arauz, enfrentará Guillermo Lasso
O economista de esquerda Andrés Arauz e o ex-banqueiro de direita Guillermo Lasso disputarão o segundo turno da eleição presidencial do Equador em 11 de abril, após a realização do primeiro turno há duas semanas – anunciou o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) neste domingo 21.
Arauz, herdeiro do ex-presidente socialista Rafael Correa (2007-2017), venceu o primeiro turno com 32,72% dos votos, seguido de Lasso (19,74%) e do líder indígena de esquerda Yaku Pérez (19,39%), conforme anúncio dos resultados feito pelo secretário do CNE, Santiago Vallejo.
O resultado final atrasou porque o CNE decidiu fazer uma recontagem parcial dos votos a pedido dos dois candidatos que disputam uma vaga no segundo turno. Pérez e Lasso pleitearam a revisão depois de brigarem voto a voto pelo segundo lugar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


