CartaExpressa
108 deputados se posicionam a favor do impeachment de Bolsonaro
Nas redes sociais, eleitores pressionam parlamentares; site lançado na sexta-feira 15 mostra o que pensam os integrantes da Câmara


O site Placar do Impeachment já contabliza 108 votos favoráveis à abertura de processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados.
O levantamento é feito a partir do monitoramento das redes sociais dos deputados. Até a última atualização, das 148 manifestações, 45 são contrárias ao afastamento do presidente.
Na sexta-feira 15, dia do lançamento do site, os pedidos de impeachment de Bolsonaro cresceram 432% nas redes sociais.
No sábado 16, em entrevista a CartaCapital, o jurista Pedro Serrano afirmou que o afastamento é perfeitamento legível.
“Ele atenta contra os valores fundamentais da Constituição e da sociabilidade, que é garantir a saúde e a vida dos seus membros. Bolsonaro apertou a bomba atômica contra a população brasileira. O impeachment é absolutamente legível sob a perspectiva jurídica”, disse.
(Veja aqui a lista com a posição de cada deputado).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.