CartaExpressa
PT pede que Pazuello seja convocado à Câmara para explicar compra de vacina chinesa
Segundo requerimento, o presidente Jair Bolsonaro ‘desautoriza o ministro da Saúde por motivações ideológicas’
O PT protocolou um requerimento em que pede a convocação do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para explicar na Câmara dos Deputados a suspensão da compra da vacina chinesa desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Segundo o documento, o presidente Jair Bolsonaro “desautoriza o ministro da Saúde por motivações ideológicas”.
“Ao agir desta maneira, além de adentrar em decisões que deveriam ser meramente técnicas, o presidente ameaça a proteção da saúde de nossa população”, diz o requerimento.
O documento é assinado pelos deputados federais Rogério Correia (PT-MG), Alexandre Padilha (PT-SP) e Jorge Solla (PT-BA). Caso o requerimento seja aprovado, Pazuello deverá prestar depoimento na Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19. A decisão de suspender a compra da vacina chinesa também pode levar Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF), segundo informaram os partidos de oposição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.