Mundo

Trump chama Kamala Harris de ‘monstro’

Harris pode se tornar a primeira vice-presidente negra do país. Joe Biden lidera as principais pesquisas de opinião nacionais

Trump chama Kamala Harris de ‘monstro’
Trump chama Kamala Harris de ‘monstro’
DONALD TRUMP, PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS. FOTO: AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou de “monstro”, nesta quinta-feira 8, a senadora Kamala Harris, que pode se tornar a primeira vice-presidente negra do país.

 

Atrás na disputa pela Casa Branca com seu rival democrata, Joe Biden, e com um desempenho especialmente ruim nas pesquisas entre as mulheres, Trump usou a palavra duas vezes, referindo-se a Harris como “este monstro”.

Em sua primeira entrevista desde que testou positivo para o coronavírus, Trump disse que o vice-presidente Mike Pence “destruiu” Harris no debate de quarta-feira 7 em Utah.

“Tudo o que ela disse é mentira”, afirmou o presidente sobre a companheira de chapa de Biden, em declarações ao canal Fox Business News por quase uma hora.

Harris, que também é a primeira pessoa de ascendência indiana a competir pela vice-presidência dos Estados Unidos, passou a maior parte do debate televisionado com Pence atacando Trump por sua resposta à Covid-19, acusando-o de liderar o que – segundo ela – foi “o maior fracasso de qualquer governo presidencial na história do nosso país”.

Na entrevista à Fox, Trump mais uma vez descreveu Biden – que lidera confortavelmente quase todas as pesquisas de opinião importantes em nível nacional – como “mentalmente incapaz”.

“Todo mundo sabe disso”, afirmou o presidente, acrescentando que “Biden não será presidente nem por dois meses”.

Trump, que vem criticando Biden há tempos por ser idoso e chamou Harris de “desagradável”, também retomou uma de suas afirmações mais questionadas como político: que os imigrantes latino-americanos em condição ilegal são criminosos graves.

Os democratas “querem que milhares de pessoas que são assassinos, estupradores, simplesmente entrem no nosso país. Podem ser pessoas muito doentes”, disse.

Descrições semelhantes de imigrantes em situação clandestina foram a marca registrada da retórica de Trump desde que anunciou sua candidatura presidencial em 2015. À época, ele declarou que os mexicanos que chegam aos Estados Unidos são criminosos, “estupradores e alguns, suponho, são boas pessoas”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo