Saúde
Deputada propõe desobrigar crianças com menos de 12 anos a usar máscara
Após propor ozonioterapia contra o coronavírus, Paula Belmonte diz que utilizar máscara não é razoável em determinadas situações


Autora de um projeto que defende a ozonioterapia para a Covid-19, a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) protocolou em 18 de setembro um projeto de lei em que desobriga o uso de máscara por crianças de até 12 anos.
No PL 4647/2020, Paula libera as crianças do uso de máscara em atividades ao ar livre e na prática de esportes, “mantidas as regras de distanciamento mínimo de segurança”.
A deputada escreve que o projeto não se aplica nas “hipóteses em que a criança se encontre infectada ou com suspeita de estar contaminada com o coronavírus”.
Paula diz que reconhece a importância das medidas de prevenção, mas aponta preocupação com os efeitos da máscara em determinadas situações, “principalmente em casos de respiração ofegante”.
A parlamentar argumenta que a utilização de máscara não é razoável quando há outras medidas de segurança, “pois o gás carbônico produzido e armazenado sob as próprias máscaras faciais pode ser prejudicial à saúde humana”.
“Entendemos que a presente iniciativa pode de fato viabilizar travessia menos traumática neste momento de pandemia, principalmente pelas crianças, que já estão sofrendo com o isolamento social e ainda estão sendo obrigadas a utilizarem um adorno e viverem sob uma máscara”, escreve.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mandetta diz que prioridade de Bolsonaro na pandemia não era saúde
Por CartaCapital
Com “kit Covid”, Ministério da Saúde planeja “Dia D” de enfrentamento ao coronavírus
Por CartaCapital