Justiça
Celso de Mello tira licença médica do STF
Ausência do ministro pode interferir no julgamento de Sergio Moro e no inquérito que apura suposta interferência de Bolsonaro na PF


O ministro Celso de Melo, do Supremo Tribunal Federal (STF), vai tirar licença médica para tratamento de saúde. A informação foi confirmada pelo gabinete do magistrado.
Em janeiro deste ano, o Decano do tribunal fez uma operação no quadril. Em março, foi internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, com quadro de erisipela. No começo do mês, Mello passou por exames clínicos para verificar se precisa passar por uma nova cirurgia.
Suspeição de Moro
A ausência de Mello do STF pode interferir no julgamento no caso da suspeição do ex-Ministro da Justiça Sergio Moro, denunciado pela defesa do ex-presidente Lula por ter sido, de acordo com os advogados, parcial no julgamento do processo do tríplex na época em que era juiz.
Outra açao que Mello é relator é a que investiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal, conforme acusações feitas Sérgio Moro.
O decano integra a 2ª Turma do STF, que vai analisar o caso. Além de Mello, integram a turma os ministros Edson Fachin, Carmen Lúcia, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.