Diversidade

Organização LGBT entra na justiça contra Silas Malafaia por transfobia

O pastor atacou o empresário Thammy Miranda, que foi anunciado pela Natura na propaganda do Dia dos Pais

Organização LGBT entra na justiça contra Silas Malafaia por transfobia
Organização LGBT entra na justiça contra Silas Malafaia por transfobia
O pastor Silas Malafaia durante debate com o ativista Toni Reis. Foto: Agência PT
Apoie Siga-nos no

O pastor Silas Malafaia será denunciado por transfobia após atacar o empresário Thammy Miranda, que foi anunciado pela Natura para propaganda do Dia dos Pais.

A ação, que será apresentada nesta quinta-feira 30, é movida pelo grupo Aliança Nacional LGBTI, que acusa o pastor de injúria qualificada.

Malafaia disse que a Natura colocou “uma mulher para fazer papel de homem” e que isso feria os “valores cristãos”. O pastor iniciou uma campanha de boicote à marca em suas redes sociais.

Além de Malafaia, deputados bolsonaristas, ligados à ala mais radical da extrema-direita, criticaram a empresa.

Filho do presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmou que a decisão da Natura era uma “conduta totalmente atípica para padrões brasileiros”. O parlamentar também desrespeitou a identidade de gênero de Thammy, o chamando de mulher.

A LGBTfobia é considerada crime de racismo no Brasil há mais de um ano, em uma decisão história do STF.

Thammy recebe apoio

Ao mesmo tempo que foi atacado por transfóbicos, Thammy passou a receber mensagens de apoio de personalidades como Babu Santana, Bruno Gagliasso e Felipe Neto. “O Thammy é gigante, e isso incomoda demais a turma preconceituosa”, escreveu o youtuber.

Neto, que recentemente publicou um vídeo criticando Bolsonaro no The New York Times, se colocou à disposição da Natura para fazer propaganda de graça.

Até mesmo políticos do próprio partido de Eduardo Bolsonaro saíram em defesa de Thammy. Foi o caso da deputada estadual Janaína Paschoal. “Jesus Cristo nunca pregou a exclusão. Minha solidariedade a Thammy Miranda e sua família”, manifestou-se a deputada.

Ver essa foto no Instagram

são coisas que precisamos pra enfrentar a vida. Ela é a prova viva de muito amor e proteção 😂❤️😉

Uma publicação compartilhada por Thammy Miranda (@thammymiranda) em

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo