Saúde
Brasil tem 1.124 mortes por coronavírus e 20,7 mil casos, diz Ministério da Saúde
País registrou novos 68 óbitos em 24 horas, segundo atualização da pasta


O Brasil registra 1.124 mortes por coronavírus e 20.727 casos confirmados de coronavírus, segundo atualização do Ministério da Saúde, neste sábado 11.
São 68 novos óbitos e mais 1.089 contaminações em relação ao dia anterior, quando a pasta divulgou 1.056 falecimentos e 19.638 pacientes. O Brasil superou a marca de mil mortos na sexta-feira 10.
Em uma semana, o país somou novos 692 óbitos e dobrou o número de casos. Em 4 de abril, o Ministério da Saúde havia informado 432 falecimentos e 10.278 pacientes em decorrência da covid-19.
Estado com maior letalidade pela covid-19, São Paulo contabiliza mais 20 mortes em um dia, chegando a 560 mortes e 8.419 casos. Nos últimos dias, tanto o governador João Doria (PSDB) quanto o prefeito Bruno Covas (PSDB) cogitaram aplicar medidas mais duras para garantir o isolamento, como a aplicação de voz de prisão a quem desobedecer as recomendações oficiais.
Em seguida, vem o Rio de Janeiro, com 155 mortes e 2.607 casos. Na última semana, ocorreram os primeiros óbitos nas comunidades cariocas. A presença da doença nestas regiões é preocupante pela alta aglomeração e a precariedade nas moradias.
Em terceiro lugar no número de óbitos, aparece o Pernambuco, com 72 mortes e 816 casos. É o estado com mais falecimentos pelo vírus na região Nordeste.
Na quarta colocação no Brasil em letalidade está o Ceará, com 67 mortes e 1.582 contaminações.
O Amazonas aparece na quinta posição no Brasil e em primeiro lugar na região Norte, com 53 mortes e 1.050 casos. Devido à forte presença de comunidades indígenas no estado, o ministro Luiz Henrique Mandetta anunciou a construção de um hospital de campanha com atendimento prioritário a essa população em Manaus.
De acordo com a pasta, a taxa de letalidade no país é de 5,4%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro sabota o combate ao coronavírus, acusa Human Rights Watch
Por Victor Ohana
Comissão da Câmara repudia Bolsonaro por dizer que proteção de idosos não é da conta do Estado
Por CartaCapital
Janaina Paschoal pede afastamento de Bolsonaro: “Me arrependi do meu voto”
Por Giovanna Galvani