Política

Governo de SP montará um hospital de campanha no Ginásio do Ibirapuera

Hospital se soma aos montados no Pacaembu e Anhembi na corrida contra a saturação dos hospitais públicos no estado

Governo de SP montará um hospital de campanha no Ginásio do Ibirapuera
Governo de SP montará um hospital de campanha no Ginásio do Ibirapuera
Ginásio do Ibirapuera (Foto: Governo do Estado de São Paulo)
Apoie Siga-nos no

O governo de São Paulo irá montar o terceiro hospital de campanha voltado ao combate ao coronavírus na capital paulista, desta vez no Complexo Esportivo do Ibirapuera. Segundo anunciado pelo governador João Doria (PSDB) nesta terça-feira 07, o hospital irá providenciar 240 leitos de baixa complexidade e contará com 800 profissionais de saúde. O investimento deve custar R$ 42 milhões e deve ser inaugurado no dia 1º de maio.

O anúncio vem no momento que São Paulo já registra 4.886 e 304 óbitos até a tarde desta terça, e após a prorrogação da quarentena oficial do estado até o dia 22 de abril. Com isso, apenas serviços essenciais podem funcionar em todos os municípios. Os responsáveis pela secretaria de saúde de SP enfatizam, ainda, a importância do isolamento social para evitar o colapso do sistema de saúde.

Além do hospital no Ibirapuera, a cidade de São Paulo inaugurou na segunda-feira 06 um hospital no estádio do Pacaembu, com 200 leitos, e está para liberar o acesso à estrutura emergencial criada no Sambódromo do Anhembi, que contará com 1.800 leitos e será aberto no dia 15 de abril. Serão, portanto, 2.240 leitos de baixa complexidade a mais – número que ainda corre riscos de ser insuficiente para a proporção da epidemia no estado.

Em uma projeção apresentada pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, a prorrogação da quarentena pode evitar 166 mil óbitos em São Paulo, além de 630 mil hospitalizações e 168 mil internações em UTIs. Mesmo assim, no cenário de 180 dias daqui para a frente, o estado pode contabilizar cerca de 110 mil mortes pela Covid-19, além de 670 mil pessoas em hospitais e 147 mil casos graves em UTIs do estado, caso o vírus se propague no ritmo avaliado no momento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo