Justiça
Polícia Federal apura ameaças terroristas contra ministros do STF
Segundo a PF, foram encontrados insultos ‘genéricos’ contra os ministros em sites da DeepWeb


A Polícia Federal divulgou uma nota para esclarecer sobre supostas ameaças terroristas contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), notícia veiculada no jornal Folha de S. Paulo na tarde desta segunda-feira 17.
Segundo o órgão, a PF informou o ministro Alexandre de Moraes de forma “preventiva” sobre alguns monitoramentos de rotina que identificaram trocas de mensagens ofensivas contra os ministros na DeepWeb – local da internet sem rastreamento próprio de IP e conhecido por possuir redes de crimes ocultas.
A Polícia classificou as ofensas como “genéricas” e sem “indícios de qualquer planejamento elaborado de possível atentado”. Mesmo assim, o Supremo foi informado sobre a abertura de um inquérito para investigar, em sigilo, a natureza das mensagens e dos respectivos autores.
Os ministros ainda não se posicionaram sobre o ocorrido.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.