Educação
Bolsonaro analisa situação do Enem e cita possível “sabotagem”
A divulgação dos resultados do SiSu está suspensa. Matrículas estavam previstas para iniciarem já nesta quarta-feira 28


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se manifestou pela primeira vez nesta terça-feira 28 sobre a situação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que teve a divulgação de resultados do Sistema de Seleção Unificada, o SiSu, bloqueadas após decisão judicial.
Bolsonaro afirmou que tem falado com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e que não vai se “precipitar” em relação ao ocorrido, mas lançou alternativas que incluem, segundo ele, a possibilidade de uma sabotagem.
“Está complicado, eu tenho conversado com ele [Abraham Weintraub] para ver o que está acontecendo. Se realmente foi uma falha nossa, se tem uma falha humana, sabotagem, seja lá o que for, temos que chegar no final de linha e apurar isso aí. Eu não quero me precipitar e dizer o que deve ter acontecido com o Enem”, disse o presidente ao chegar ao Palácio da Alvorada. Bolsonaro estava na Índia até a segunda-feira 27 para discutir acordos comerciais com o país.
A situação do Enem se complicou a partir da divulgação de notas erradas no sistema de verificação do MEC, falha admitida pelo Ministério no dia 19 de janeiro. Desde então, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já informou sobre a revisão de provas corrigidas com o gabarito errado e negou quaisquer outras falhas no sistema.
No entanto, a Defensoria Pública da União entrou com uma ação para suspender a divulgação dos resultados do SiSu por causa dos 5.974 candidatos que receberam notas erradas, e exigiu que o Ministério explicasse como realizou a correção.
A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu da decisão no sábado 25. O Tribunal Regional Federal da 3ª Região, por sua vez, negou o pedido feito pelo governo e manteve a liminar que suspende o resultado do SiSu.
Segundo o calendário oficial, as matrículas da chamada regular estão previstas para o período entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro. Já a convocação dos candidatos em lista de espera está marcada para 7 de fevereiro e deve se estender até 30 de abril.
Até a sexta-feira 24, o MEC divulgava a marca de 1,5 milhão de inscritos no sistema. Neste semestre, são ofertadas 237.128 vagas em 128 instituições públicas de ensino superior.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.