CartaCapital
Eduardo Bolsonaro voltará ao Brasil?
Filho do ex-presidente se vê entre ficar nos EUA e perder o mandato ou voltar a Brasil e ter de enfrentar a Justiça
Em suas andanças pelos EUA, Eduardo Bolsonaro encontrou-se com congressistas republicanos e marcou presença em eventos promovidos pela extrema-direita estadunidense, percorrendo diversos estados americanos para angariar apoio a um projeto de lei que claramente tem Moraes como alvo prioritário. Aprovado pelo Comitê Judiciário da Câmara de Representantes, o equivalente à Comissão de Constituição e Justiça do Parlamento brasileiro, o “No Censors on Our Shores Act” – “Lei Sem Censores Dentro de Nossas Fronteiras”, em tradução livre – foi protocolado em setembro de 2024 pelos deputados republicanos Darrel Issa, da Califórnia, e María Elvira Salazar, da Flórida, logo após o magistrado brasileiro determinar a suspensão do X no Brasil. A turnê conspiracionista gerou resposta: deputados brasileiros acionaram a Procuradoria-Geral da República e o Tribunal de Contas da União para investigar o parlamentar pelos crimes de atentado à soberania nacional e organização criminosa.
No Fechamento, a equipe de CartaCapital analisa quais as alternativas para o filho do ex-presidente, que se vê entre ficar nos EUA e perder o mandato ou voltar a Brasil e ter de enfrentar a Justiça.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



