Vale tudo para reeleger Bolsonaro, até chantagear quem tem fome
O ‘Manda no Zap’ da semana mostra como Bolsonaro transformou as celebrações do 7 de Setembro em um evento de campanha
Neste episódio, Rodrigo Martins comenta a tática bolsonarista de intimidar adversários pela violência e de chantagear os mais pobres nas eleições. Até na distribuição de marmitas aos famélicos, tem “cidadão de bem” se aproveitando para fazer campanha para o ex-capitão. O programa também fala sobre a celebração do bicentenário da Independência do Brasil, que acabou sequestrada por Jair Bolsonaro e convertida em um vulgar comício eleitoral.
Como de hábito, o Manda no Zap apresenta algumas das fake news mais delirantes da semana. Recentemente, os bolsonaristas descobriram quem são os verdadeiros donos dos institutos de pesquisa. E a bagunça está tão grande que tem até padre fake disputando as eleições. Não ficou sabendo? Então confira no vídeo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.