Trump exige privilégios para o clã Bolsonaro

Pedro Serrano comenta a ofensiva trumpista contra o Judiciário brasileiro

A ofensiva de Donald Trump contra as instituições brasileiras teve início com a taxação de 50% sobre exportações do País e, na sexta-feira 18, ganhou um novo capítulo com a decretação de sanções contra ministros do Supremo Tribunal Federal, após a decisão que instalou uma tornozeleira eletrônica nos pés de Jair Bolsonaro. A clara interferência nas decisões do Judiciário brasileiro não é apenas uma amostra da diplomacia truculenta do trumpismo, que visa a destruição das democracias, mas também uma tentativa de garantir tratamento privilegiado ao ex-capitão, um aliado do bilionário Trump. Saiba mais na análise do jurista Pedro Serrano.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.