‘Tribunal de impostos’ do país, o Carf é uma festa para as grandes empresas caloteiras

Equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana no programa ‘Fechamento’

Nesta edição do “Fechamento”, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam os destaques da edição impressa de CartaCapital. O lobby empresarial joga pesado contra a iniciativa do governo de extinguir o paraíso fiscal criado pelo Carf, o “tribunal dos impostos”. A mudança proposta por Fernando Haddad pode gerar uma arrecadação de 50 bilhões de reais neste ano, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira, joga contra.

Veja também: Um dilúvio devastou o Litoral Norte de São Paulo, mas foi a brutal desigualdade que ceifou a vida dos mais pobres. A grande maioria das vítimas vivia em áreas de risco como a Vila do Sahy, a abrigar os serviçais de quem pôde fugir de helicóptero. E mais: Enquanto dezenas de cidades pelo mundo reestatizam o serviço de saneamento, o governador paulista Tarcísio Freitas tem pressa de privatizar a Sabesp, empresa que atende 28 milhões de cidadãos e gera um lucro bilionário ao estado.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar