‘Tribunal de impostos’ do país, o Carf é uma festa para as grandes empresas caloteiras

Equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana no programa ‘Fechamento’

Nesta edição do “Fechamento”, André Barrocal, Mariana Serafini e Rodrigo Martins comentam os destaques da edição impressa de CartaCapital. O lobby empresarial joga pesado contra a iniciativa do governo de extinguir o paraíso fiscal criado pelo Carf, o “tribunal dos impostos”. A mudança proposta por Fernando Haddad pode gerar uma arrecadação de 50 bilhões de reais neste ano, mas o presidente da Câmara, Arthur Lira, joga contra.

Veja também: Um dilúvio devastou o Litoral Norte de São Paulo, mas foi a brutal desigualdade que ceifou a vida dos mais pobres. A grande maioria das vítimas vivia em áreas de risco como a Vila do Sahy, a abrigar os serviçais de quem pôde fugir de helicóptero. E mais: Enquanto dezenas de cidades pelo mundo reestatizam o serviço de saneamento, o governador paulista Tarcísio Freitas tem pressa de privatizar a Sabesp, empresa que atende 28 milhões de cidadãos e gera um lucro bilionário ao estado.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.