‘Torto Arado’ e as histórias ocultas do Brasil
Vencedor do Prêmio Jabuti de 2020, Itamar Vieira Jr. participa do ‘Brasil no Divã’ da semana
Itamar Vieira Junior, 43 anos, é o autor de ‘Torto Arado’, romance vencedor do Prêmio Jabuti de 2020. Em entrevista a Ingrid Gerolimich, no programa BRASIL NO DIVÃ, ele trata não apenas de seu livro mais conhecido, mas também de ‘Salvar o Fogo’, recém-lançado pela editora Todavia. Servidor do INCRA, Itamar fala também sobre como sua experiência de campo ajudou a construir suas narrativas e seus personagens. “Há muitas histórias soterradas neste país, e precisamos estimular que as pessoas escrevam sobre elas, também”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.