Supercomputador e ‘nuvem nacional’ no plano brasileiro para IA
Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia, é a convidada da semana no ‘Poder em Pauta’
O presidente Lula recebeu em 30 de julho, em Brasília, uma proposta de Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. Foi durante a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, encontro que não acontecia há 14 anos. A proposta prevê investimento de 23 bilhões de reais em quatro anos. Dinheiro que seria usado, por exemplo, para comprar um “supercomputador”, desenvolver uma “nuvem nacional” de armazenamento de dados e bancar estudantes de doutorado no exterior. Sobre esses assuntos o repórter André Barrocal entrevista Luciana Santos, ministra da Ciência e Tecnologia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



