Seis meses de governo Lula, segundo a mídia e as redes sociais
No ‘Fechamento’ da semana, Sergio Lirio e Mauricio Thuswohl recebem Eduardo Barbabela, pesquisador do Manchetômetro da UERJ.
No programa FECHAMENTO desta semana, a equipe de CartaCapital comenta as principais notícias da semana. Seis meses após a posse de Lula, o que os institutos de pesquisa, a grande imprensa e as redes sociais pensam sobre o comportamento do novo governo? Para ajudar a entender essa questão, Sergio Lirio e Mauricio Thuswohl recebem Eduardo Barbabela, pesquisador do Manchetômetro, o portal de acompanhamento da grande mídia produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública da UERJ. Veja também: Os desafios do governo Lula para a aprovação da reforma tributária e do arcabouço fiscal na Câmara. A disputa do Centrão pelo controle dos ministérios do Turismo, de Daniela do Waguinho, e da Saúde, sob comando de Nísia Trindade. A repercussão do julgamento do TSE que tirou Jair Bolsonaro das urnas por oito anos. E as homenagens a Zé Celso Martinez, um dos mais importantes nomes do teatro brasileiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.