‘Se a economia estiver bem, vamos ganhar a eleição municipal’
No ‘Poder em Pauta’ da semana, André Barrocal recebe o deputado federal José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara
Na volta dos trabalhos no Congresso, governo e a oposição têm suas dificuldades. No recesso parlamentar, o presidente Lula vetou 5 bilhões de reais em emendas parlamentares inseridas no orçamento de 2024 e baixou uma medida provisória para que empresas de certos setores voltem a pagar contribuição sobre a folha de salários. O dito “centrão” não gostou das duas decisões e promete dar o troco. Já a oposição viu dois de seus deputados serem visitados pela Polícia Federal em janeiro: Carlos Jordy (PL-RJ), investigado por suspeita de fomentar a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023, e Alexandre Ramagem (PL-RJ), na mira da polícia em razão da “Abin paralela” montada quando ele comandava a Agência Brasileira de Inteligência no governo Bolsonaro. Como será o ano no Congresso? E como serão as eleições municipais de outubro? Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.