Reginaldo Nasser: Quem se importa com Gaza?
Conflito entre Israel e Hamas soma mais de 10 mil mortes
O conflito entre Israel e o grupo Hamas atingiu seu 26º dia nesta quarta-feira com a marca de mais de 10 mil mortes – a grande maioria, civis palestinos. Das vítimas, 8.796 são moradores de Gaza e 1.405 são israelenses. Na terça, um ataque de Israel ao maior campo de refugiados na região causou dezenas de mortes. A estimativa inicial é de que ao menos 50 pessoas tenham sido mortas. Enquanto isso, excetuando-se algumas declarações mais firmes de repúdio à ofensiva israelense, a ONU e o mundo ocidental seguem incapazes de tomar uma atitude concreta. Saiba mais no comentário de Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC-SP.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.