Reginaldo Nasser: Caiado e Tarcísio devem desculpas a Lula por visitar Netanyahu em Israel

Professor de Relações Internacionais da PUC-SP comenta a visita dos governadores de São Paulo e Goiás à capital israelense

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, se reuniram, nesta terça-feira 19, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente israelense, Isaac Herzog, em visita oficial a Jerusalém. O convite do premiê se deu em meio à crise diplomática com o governo do presidente Lula, gerada por uma crítica à ofensiva de Israel na Faixa de Gaza. Na ocasião, Lula comparou os ataques israelenses ao Holocausto. Após a visita, Caiado divulgou um vídeo no qual aparece pedindo desculpas “em nome dos brasileiros” pelas declarações de Lula.

A visita acontece, também, no momento em que o Estado de Israel segue perdendo apoio internacional, após sucessivos massacres contra a população civil de Gaza. Entretanto, o alinhamento da extrema-direita brasileira ao governo de Netanyahu pode ser traçada desde a campanha eleitoral de 2018. Saiba mais na análise de Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC-SP.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar