Reginaldo Nasser: Caiado e Tarcísio devem desculpas a Lula por visitar Netanyahu em Israel

Professor de Relações Internacionais da PUC-SP comenta a visita dos governadores de São Paulo e Goiás à capital israelense

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, se reuniram, nesta terça-feira 19, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente israelense, Isaac Herzog, em visita oficial a Jerusalém. O convite do premiê se deu em meio à crise diplomática com o governo do presidente Lula, gerada por uma crítica à ofensiva de Israel na Faixa de Gaza. Na ocasião, Lula comparou os ataques israelenses ao Holocausto. Após a visita, Caiado divulgou um vídeo no qual aparece pedindo desculpas “em nome dos brasileiros” pelas declarações de Lula.

A visita acontece, também, no momento em que o Estado de Israel segue perdendo apoio internacional, após sucessivos massacres contra a população civil de Gaza. Entretanto, o alinhamento da extrema-direita brasileira ao governo de Netanyahu pode ser traçada desde a campanha eleitoral de 2018. Saiba mais na análise de Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais da PUC-SP.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar