Qual será o destino de Sergio Moro?

Quem está na disputa para a nova vaga no Senado, caso o ex-juiz seja condenado pela corte eleitoral?

A ação que pode cassar o mandato de Sergio Moro entra, agora, em sua fase final. O ex-juiz e atual senador é acusado de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2022 tanto pelo Partido Liberal, sigla de seu ex-aliado Jair Bolsonaro, quanto por uma coligação de esquerda que reúne o PT, o PCdoB e o PV. Segundo os partidos que o acusam, o ex-juiz teria se beneficiado na disputa eleitoral por ter se lançado, em um primeiro momento, pré-candidato à Presidência pelo Podemos, para depois migrar para o União Brasil visando a disputa pelo Senado. Sendo assim, Moro teria usado recursos do Fundo Partidário do Podemos e do Fundo Eleitoral do União Brasil em um montante acima do teto permitido para uma campanha ao Senado.

Apesar de ainda não ter data certa para acontecer, a previsão é de que o julgamento no Tribunal Regional Eleitoral ocorra ainda em fevereiro.

Mas o que acontece se Moro, de fato, perder o mandato? Se Moro for condenado pela corte eleitoral, haverá uma eleição suplementar para definir um novo senador pelo Paraná. E quem está no páreo? Saiba mais no novo episódio do Carta Explica.

Cacá Melo

Cacá Melo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar