Por que Bolsonaro não é vítima de ‘tortura’
Em análise no canal de CartaCapital no YouTube, o jurista Pedro Serrano explica as condições da prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro
O ministro do Alexandre de Moraes determinou, nesta quinta-feira 15, a transferência imediata de Jair Bolsonaro para a Sala de Estado Maior no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília — a chamada “Papudinha”. Durante o período em que esteve preso na Superintendência da Polícia Federal, bolsonaristas nas redes sociais afirmaram que o ex-capitão estaria sendo vítima de “tortura” — citando, por exemplo, o barulho constante de um ar condicionado. O jurista Pedro Serrano, professor de Direito Constitucional, explica por que essa acusação não procede e por quais motivos se pode dizer quer Jair Bolsonaro é, na verdade, um preso em condições muito superiores às dos mais de 700 mil presos no Brasil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



