Por classe média, Lula propõe corrigir o Imposto de Renda
André Barrocal entrevista Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL
Os primeiros atos de Lula no segundo turno da eleição foram caminhadas nas cidades paulistas de São BernarBernardo do Campo, Guarulhos e Campinas. O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, estava junto. O “casamento” entre as duas campanhas prova que o maior colégio eleitoral brasileiro promete ser o grande campo de batalha da eleição. Antes do primeiro turno, as pesquisas mostravam Lula e Haddad na frente entre os paulistas, mas Jair Bolsonaro (PL) e seu candidato a governador, Tarcisio de Freitas (Republicanos), ganharam. Rodrigo Garcia (PSDB), que tentava a reeleição, ficou em terceiro, capítulo final do enterro do tucanato. A vitória do bolsonarismo foi obra do conservadorismo do interior. Na capital e na Grande São Paulo, Lula e Haddad venceram. A esquerda consegue reverter a situação? Pelo voto da classe média paulista, Lula decidiu propor a correção da tabela do Imposto de Renda. E Geraldo Alckmin, ex-tucano e ex-governador paulista agora vice de Lula, será capaz de ajudar? Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista Juliano Medeiros, presidente do PSOL e um dos membros do comitê de campanha lulista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



