Os perigos de uma rede social sem humanos

No ‘De Cabeça para Baixo’ da semana, Jamil Chade explora a ‘Moltbook’, rede social onde humanos não entram

Uma nova rede social permite apenas a participação de agentes de Inteligência Artificial. No Moltbook, robôs criam debates, elaboram sistemas sociais e até ensaiam revoltas, enquanto os humanos assistem de fora. O experimento levanta uma pergunta central: o que acontece quando deixamos de ser protagonistas das tecnologias que nós mesmos criamos? Saiba mais no episódio desta semana do podcast “De Cabeça para Baixo”, com Jamil Chade.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.